DSN do Sitema nao exibe lista de drivers
- Última atualização em 16 Janeiro 2012
- Acessos: 10298
Se você está utilizando um sistema operacional de 64 bits, é provável que boa parte de seus aplicativos sejam de 32 bits (ao menos neste ano que escrevo, pois a tendência é que todos movam para 64 bits muito breve).
Um problema comum para quem trabalha com fontes de dados é, ao tentar criar uma fonte de dados do sistema (System DSN - Data Source Name), não obter uma lista dos drivers ODBC instalados. Na verdade, isso ocorre porque, por padrao, o Windows exibe a caixa de diálogo de administração de fontes de dados ODBC referente ao sistema instalado. Isto é, no caso específico, o administrador 64 bits.
Não obstante, se suas fontes são de 32 bits, elas não estarão listadas. A figura abaixo mostra o arquivo executável do console de administração ODBC. Note que o da esquerda está localizado em C:\Windows\SysWOW64 e o segundo em C:\Windows\System32. O primeiro refere-se às fontes 32 bits ao passo que o segundo refere-se a instalação padrão do Windows (neste caso específico 64 bits, mas se o sistema padrão for 32 bits este será de 32 bits).
Para exibir a lista de drivers, você deve utilizar o executável referente ao tipo de drivers instalado.
Outro aspecto importante é que se você tiver com a janela do administrador aberta em 64 bits, ao abrir a janela de 32 bits o Windows simplesmente ativará a janela aberta ao invés de abrir uma nova instância do aplicativo