Font Size

Profile

Menu Style

Cpanel

24Setembro2017

MS Office Gurus

Onde os desenvolvedores Office se encontram

  • Criar conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.

Você está aqui: Home Artigos Microsoft Office Word Trabalhando com eventos no Word: Introdução
Mensagem
  • Kunena is not installed or the installed Kunena version is not supported. The plug-in has now been disabled. Please install/upgrade Kunena to version 1.7 for the Kunena Discuss Plug-in to function properly.

Trabalhando com eventos no Word: Introdução

O que são e qual a utilidade de eventos?

Este tópico será curto, mas serve para introduzir o leitor ao conceito de eventos. Se o leitor possui o módulo sobre criação de menus no Word, certamente já viu como eventos podem ser criados e como nós os controlamos.

Neste módulo levaremos a manipulação de eventos ao próximo nível. Para ser criar eventos precisaremos utilizar classes. Caso as classes sejam globais, o leitor precisará colocá-la no documento “Normal” para que todos os documentos sejam afetados pela classe que controla o evento. Neste curso, os exemplos se encontram em documentos distintos.

Mas o que é um evento? Imagine uma festa. Uma festa é um evento, isto é, um acontecimento. Quando falamos de eventos em programação falamos de algo similar, mas em contexto diferente. Imagine, por exemplo, quando clicamos no botão de salvar. Quando fazemos isso um evento ocorre (o evento de salvamento do documento).

Quando tal evento ocorre,raramente nos preocupamos com ele. Mas suponha que você necessite fazer algo durante o evento, isto é, você precisa saber quando o usuário salvou o documento para que uma ação ocorra?

Sem compreendermos os eventos, eles realmente ficarão na completa obscuridade do MS Word.

Mas para que servem? As utilidades são extremamente variadas. No cenário anterior falo do momento em que o documento é salvo, mas não falo sobre como poderíamos capturar tal evento e executar algo.

Vejamos um exemplo que certamente é muito útil. O usuário irá imprimir o documento e você deseja saber quantas vezes o documento foi impresso. Neste caso, nós podemos utilizar o evento de impressão para capturá-lo e girar o contador de impressão.

Obviamente que em tal cenário desejamos também que nada seja acrescido caso o usuário cancele a operação (ele poderia ter pressionado o botão de impressão por engano e cancelado em seguida).

Estes são alguns dos cenários que avaliaremos e implementaremos neste curso.

O leitor notará que uma vez que um dos eventos seja declarado no módulo de classe o Word automaticamentemdisponibilizará todos os eventos. Em outras palavras, não será mais necessário digitar ou lembrar de todos os eventos de cor. Observe a figura:

Aqui, declaro apenas um evento, mas todos os eventos ficam disponíveis para o aplicativo. Agora, basta selecionar o evento e escrever o código.