Font Size

Profile

Menu Style

Cpanel

25Julho2017

MS Office Gurus

Onde os desenvolvedores Office se encontram

  • Criar conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.

Você está aqui: Home Artigos Microsoft Office Word
Mensagem
  • Kunena is not installed or the installed Kunena version is not supported. The plug-in has now been disabled. Please install/upgrade Kunena to version 1.7 for the Kunena Discuss Plug-in to function properly.
Mensagem de aviso da impossibilidade de seleção de outro documento antes de salvar

Eventos WindowActivate e WindowDeactivate

O evento WindowActivate ocorrerá quando ativarmos um outro documento. Este evento e bastante útil caso o leitor tenha algum tipo de configuração que somente deve aparecer quando um determinado documento está aberto. Vamos supor que você tenha uma barra de ferramenta personalizada para trabalhar com determinado documento Word. Tal barra deve estar disponível somente quando este documento está ativo. Neste caso, o evento WindowActivate cai como uma luva.

Um outro cenário seria forçar o usuário a permanecer em um determinado documento até que o mesmo seja salvo, por exemplo. As possibilidades são diversas. Por outro lado, o evento WindowDeactivate é o oposto do anterior, isto é, o evento ocorre não quando uma janela recebe o foco, mas quando a janela perde o foco. Obviamente que podemos argumento que independentemente da direção, o que nos interessa é o foco, isto é, o que ocorre com ele. Se for a janela atual que perdeu o foco ou se foi outra que recebeu o foco não importaria para o que desejamos fazer.

Vejamos então um exemplo de como travar o usuário até que ele salve o documento.

Utilizando o evento WindowActivate para travar janela até que documento seja salvo Neste exemplo o objetivo é bloquear a seleção de outra janela (documento) até que o documento atual seja salvo. A primeira coisa que precisamos fazer é, como sempre, iniciar a nossa classe. Como já demonstrado iniciaremos a classe quando o documento for aberto: 

Option Explicit
Dim appWrd As New clsEventos
Private Sub Document_Open()
Set appWrd.appWord = Application
End Sub


O próximo passo é adicionar o evento em nosso módulo de classe. Para facilitar, continuar a usar o nome clsEventos, pois este é o nome utilizado no código acima. As explicações do que está ocorrendo acompanham o código:

Option Explicit Public WithEvents appWord As Word.Application
Private Sub appWord_WindowActivate(ByVal Doc As Document, ByVal Wn As Window)
' Se o nome do documento selecionado não for igual ao nome deste documento
If Not ActiveWindow.Document.Name = ThisDocument.Name Then
' Verificar se o documento. Se nao estiver salvo,entao
If Not ThisDocument.Saved Then
' Mostrar mensagem ao usuário
MsgBox "Você não pode deixar esta janela até que " _
& "este documento seja salvo.", vbExclamation
' E selecionar novamente este documento
Windows(ThisDocument.Name).Activate
End If
End If
End Sub

Com a classe iniciada, caso o usuário tente selecionar uma janela diferente da do documento que contém o código ele não poderá sair da janela até que o documento seja salvo:

VEJA IMAGEM: Mensagem de aviso da impossibilidade de seleção de outro documento antes de salvar

Vejamos agora o exemplo onde a janela perde o foco ao invés de recebê-lo.

  • Escrito por Robert Martim
  • Acessos: 3130
Word 2010

Curso audiovisual Word 2010

COMPRAR

IMPORTANTE 1: Os vídeos deste curso requerem o plugin Adobe Flash Player.
IMPORTANTE 2: O produto é vendido para download e possui 67MB. Utilize um gerenciador de download.
IMPORTANTE 3: Não tem certeza que o curso é bom ou atende suas necessidades? Experimente antes de comprar: baixe o MODELO 1 e o MODELO 2

 Este treinamento é indicado para os níveis básico e intermediário focado em explorar as funcionalidades do Word 2010, independente se você tem ou não experiência anterior.

Porquê comprar o CD de Treinamento Multimídia do Word 2010?

  • Introdução ao MS-Word 2010
  • Aprenda com Robert Martim, autor de livros, palestrante e consultor de sucesso
  • Organizado em lições curtas, que respeitam o seu tempo
  • Estude onde e quando desejar
  • Totalmente em português
  • Excelente relação custo x benefício
  • Valioso material de consulta e referência
  • Excelente método de ensino
  • Closed-caption

Aprenda com Robert Martim, reconhecido pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) como explorar o Word 2010 através de exemplos práticos utilizados no dia a dia. Saiba quais as novidades que o Word 2010 oferece aos usuários, os novos recursos, como criar documentos rapidamente e com eficiência, como explorar os novos comandos, recursos e menus para criar documentos profissionais e com uma excelente aparência. Aprenda a ser produtivo com o Word 2010.

Em mais de três horas você ganhará um enorme volume de conhecimentos. Será certamente um profissional melhor preparado para enfrentar o mundo da Tecnologia da Informação.

Este treinamento é indicado para os níveis básico e intermediário focado em explorar as funcionalidades do Word 2010, independente se você tem ou não experiência anterior.

 

Pré-requisitos
Para completar este curso é necessário um conhecimento básico do ambiente de trabalho do Word. Porém, o aluno deve conhecer bem a fonte de dados e os dados que serão analisados. Além disso, é provável que o aluno precise do Flash Player 10 ou superior.
Word 2010
FlashPlayer 10FlashPlayer 10 ou superior

 Objetivos deste Treinamento

Este curso tem por objetivo ensinar os mais variados recursos do Microsoft Office Word 2010 procurando, de forma objetiva e direta, melhorar o seu desempenho no trabalho.
Conteúdo completo 

Espaço de linhas, formatos, parágrafos e estilos
Saiba como trabalhar com espaçamento de linhas, formatos, parágrafos e estilos. Use estilos para facilitar o seu trabalho diário.

Marcadores de parágrafo, numeração e títulos 
Utilize marcadores de parágrafo para organizar seu texto. Numere suas listas de forma eficiente e definina títulos para os parágrafos.

Quebra de páginas e seções
Aprenda como quebrar páginas e melhorar sua paginação. Use seções para criar "documentos dentro de um documento", controlar paginação, número de página e muito mais.

Trabalhando com tabelas
Aprenda a utilizar tabelas no Word. Saiba como formatar, efetuar cálculos matemáticos usando as funções internas do Word e muito mais.

Inserção e vínculo de imagens
Aprenda como vincular ou inserir imagens e qual a diferença entre os dois métodos. Posicione as imagens em seu documento e aprenda como elas se relacionam com o texto.

 Marca d'água, bordas e formatação de página
Veja como criar e explorar tabelas, os recursos formatação, estilo, alinhamento, classificação de dados e fórmulas. Aprenda ainda como criar tabelas com apenas um clique do mouse ou desenhar uma tabela a mão livre.

Trabalhando com símbolos e equações
Por vezes, precisamos inserir caracteres especiais ou fórmulas matemáticas. O Word nos dá uma excelente ferramenta para trabalhar com estas situações especiais.

Rodapés, notas de fim de documento, sumários de conteúdo, referências cruzadas e reorganização de conteúdo através de estrutura de tópicos
Neste tópico, você aprenderá como criar referências em seu documento de forma eficiente. Saiba como adicionar notas de rodapés e fim de documento, sumários, reorganizar conteúdo sem precisar copiar e colar, etc.

Referências bibliográficas e índices remissivos
se vocês está escrevendo uma monografia, este tópico salvará sua vida. Aqui, você aprenderá a gerenciar suas referências bibliográficas e índices remissivos.

Elementos de revisão de texto, gramática e tradução por máquina
Revise a ortografia, a gramática e traduza seu texto para vários idiomas utilizando as ferramentas de revisão do Word 2010.

 Comentários e controle de alterações no documento
Comente seu texto e controle as alterações feitas por diferentes revisores de seu texto.

Capa de documento e aplicação de temas
Terminou o documento? Adicione uma capa a ele e aplique temas de modo a melhor controlar o formato final do documento.

COMPRAR

  • Escrito por Robert Martim
  • Acessos: 2675

Utilizando o evento WindowSelectionChange para mostrar um popup de opções

O exemplo anterior é bastante simples e não há segredo algum. Vejamos agora como elevar o exemplo ao próximo nível. Suponha que ao invés de simplesmente selecionar e modificar diretamente, nós desejamos mostrar um menu popup, como proceder?

Assim como no exemplo anterior, precisaremos de uma classe. Porém, precisaremos também de um módulo comum no projeto.

Vamos iniciar pelo ThisDocument onde inseriremos o código de praxe mais um código para remoção do menu:

Leia mais...

  • Escrito por Robert Martim
  • Acessos: 3563