Font Size

Profile

Menu Style

Cpanel

21Fevereiro2019

MS Office Gurus

Onde os desenvolvedores Office se encontram

  • Criar conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.

Mensagem
  • Kunena is not installed or the installed Kunena version is not supported. The plug-in has now been disabled. Please install/upgrade Kunena to version 1.7 for the Kunena Discuss Plug-in to function properly.

SmartArt e o Painel de Seleção (Selection Pane)

SmartArt é a ferramenta de diagramas em “esteróides”. Agora é possível não somente inserir diagramas com a mesma facilidade, mas também editá-los e personalizá-los praticamente de tudo quanto é modo.

Para aqueles que alguma vez utilizaram o Microsoft Draw, certamente haverá um certo “déjà-vu” na utilização de determinadas ferramentas de edição e na maneira como manipulamos os objetos.

Neste artigo introduzirei o Selection Pane (ou Painel de Seleção) o qual é utilizado para manipular as mais diferentes camadas (layers) de objetos - que podem ou não incluir SmartArt, mas o qual precisará de um objeto diferente do SmartArt.

Quando adicionamos vários objetos uns sobre os outros, a tarefa de seleção de um objeto específico é um “porre”. Embora não seja impossível a seleção, o trabalho é certamente penoso. Não obstante, podemos utilizar o Selection Pane (Painel de Seleção) para manipular os objetos que se encontram na planilha.

Para que o Selection Pane fique disponível você primeiramente precisa ter um objeto selecionado na planilha que seja diferente do SmartArt em si. Como o SmartArt é um conjunto de objetos, selecionando o SmartArt apenas mostrará as opções dos mesmos:

O Selection Pane estará disponível sob a tabulação Format para o Picture Tools ou Drawing Tools. Deste modo, se durante a seleção do SmartArt você tiver dificuldade de exibir tais tabulações, simplesmente adicione um objeto (uma Textbox, por exemplo) à planilha. Fazendo assim, a tabulação aparecerá e você evitará cliques e mais cliques tentando modificar o contexto da seleção.

Note na figura acima que o Selection Pane está disponível sob Picture Tools juntamente com a tabulação contextual para o SmartArt. Nesta figura, ambos estão ativos, pois trabalho com imagem e SmartArt simultaneamente e o contexto é visível para os dois. 

 

A figura acima mostra o cenário para a Drawing Tools. A tabulação acima foi “forçada” através da criação de uma caixa de texto (Textbox). Se o leitor alguma vez utilizou softwares que se beneficiam de “layers” (camadas) para manipular objetos, certamente o Painel de Seleção será bastante familiar. A figura abaixo mostra o Selection Pane:

Utilize o painela para:

  • Selecionar um determinado objeto para trabalhar com ele (mover, remover, editar, etc)
  • Modificar a ordem;
  • Renomear o objeto;
  • Ocultar ou reexibir um objeto.

 

 

A figura acima mostra um exemplo da utilização do painel de seleção. Na figura à esquerda, os objetos da interseção encontram-se visíveis. Já na figura à direita (acompanhada do painel de seleção) tais objetos estão ocultos.

Para ocultar ou reexibir um objeto, clique no pequeno “olho” ao lado de cada objeto.

Finalmente, você poderá agrupar objetos. Ao agrupar objetos um novo objeto é criado o qual funcionará como o “contenedor” dos demais objetos. Utilize os botões (+) e (-) para expandir e colapsar o grupo e expor os seus membros:

CONCLUSÃO

Neste breve artigo, mostro rapidamente a novidade do SmartArt e como acessar o Painel de Seleção (Selection Pane) para manipular objetos que podem ou não incluir um SartArt.

Embora o SmartArt tenha grande potencial no Excel, acredito que o maior benefício será na combinação com o PowerPoint e Word, onde o Excel alimentaria o SmartArt em um destes aplicativos com informações analisadas no Excel.