Font Size

Profile

Menu Style

Cpanel

28Maio2017

MS Office Gurus

Onde os desenvolvedores Office se encontram

  • Criar conta
    *
    *
    *
    *
    *
    *

    Campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.

Mensagem
  • Kunena is not installed or the installed Kunena version is not supported. The plug-in has now been disabled. Please install/upgrade Kunena to version 1.7 for the Kunena Discuss Plug-in to function properly.

Matemática para Excel - Logaritmos

Logaritmos e potências são, provavelmente, as duas ferramentas matemáticas que você mais usará em matemática financeira. Embora logaritmos sejam mais frequentemente utilizados em cálculos avançados da matemática financeira, ainda assim temos várias situações onde eles serão úteis.

Mas o que é um logaritmo? Este número nada mais é do que a potência de uma base b qualquer dado o resultado da potenciação. Se você observa bx =N (onde b e N são números positivos e b é diferente de 1) o logaritmo é dado por x = logbN. O logaritmo é o número x que a base b precisa ser elevada para se obter o número N. Em outras palavras, se é requerido encontrar o logaritmo de x = log381 o resultado é 4, pois 34 = 81. Portanto, logaritmos nada mais são do que uma forma de exponencial.

Assim sendo, as mesmas regras aplicadas aos expoentes também são aplicadas aos logaritmos. A diferença é que nos logaritmos estamos olhando as regras de uma posição diferente.

Logaritmos seguem as seguintes regras:

Além de uma base b qualquer, logaritmos possuem duas bases especiais: 10 e ‘e’. Logaritmo com base 10 é conhecido como logaritmo comum e logaritmo com base ‘e’ (representado pelo número irracional 2,71828182845905) é conhecido como logaritmo natural (ln).

Estas duas bases logarítmicas são utilizadas para resolver diversos problemas em matemática financeira.

Para a base 10 a referência log7 indica que a base é 10 sem a necessidade de se fazer referência à base. Já o logaritmo natural indica a potência a qual o exponencial ‘e’ deve ser elevada para retornar N.

Operações envolvendo radicais

Abaixo apresento uma seleção de exemplos envolvendo logaritmos em diferentes bases. Para efetuar os cálculos você precisará de uma calculadora científica básica. Inicio pelas regras de logaritmos:

Clique aqui para ler as partes anteriores deste curso!