- 02 Junho 2011
Fórmulas Matriciais no Excel
Venha conosco desvendar os mistérios das fórmulas matriciais no Excel. Este foi o primeiro e melhor curso de matriciais já lançado no Brasil. Tenha em mãos uma verdadeira enciclopédia sobre fórmulas matriciais e aprenda, literalmente, a fazer milagres no Excel com fórmulas "impossíveis" para soluções "impossíveis".
Pré-requisitos
Para completar este curso é necessário um conhecimento básico do ambiente de trabalho do Excel 97-2033 ou posterior.
Objetivos deste curso
O principal objetivo deste curso é introduzir ao aluno os mais variados conceitos de criação de fórmulas matriciais no Excel bem como mega fórmulas objetivando a solução dos mais variados problemas tais como soma com múltiplos critérios, validação de CPF, etc.
- 28 Maio 2011
Curso PowerPivot para Excel 2010
O PowerPivot é um COM Add-In para o Microsoft Excel 2010 que leva a PivotTable (Tabela dinâmica) a um novo nível. Além do Excel, ele também pode ser utilizado sobre a plataforma do SharePoint e, em ambos os casos, permite que o usuário crie seus próprios cubos sobre o SQL Server Analysis Services (SSAS).

- 20 Maio 2011
Curso Excel 2003 sobre ADO e ADOX (ActiveX Data Objects) - Parte 7
3. Criando e utilizando “Data Links”
Uma excelente forma de efetuar uma conexão ADO sem a necessidade de muito código ou complicação é através da utilização de Data Links. Para isso, nós precisamos criar um arquivo cuja extensão é UDL (Universal Data Link) o qual é utilizado na conexão.
3.1. Criando um Universal Data Link (UDL)
Para criar uma UDL não há segredo algum. Siga os passos abaixo para criar o documento a partir do Notepad o qual será transformado em UDL:
1. Vá a Iniciar --> Todos os programas --> Acessórios --> Notepad;
2. Salve o documento padrão com o nome que desejar, porém, modifique a extensão para *.udl conforme mostra a figura;
Figura 3 1 Criando um arquivo UDL via Notepad
3. Vá à pasta onde tenha salvado o documento e dê um duplo clique sobre ele. Na janela que abrir escolha o provedor como sendo o Microsoft Jet 4.0 OLE DB Provider:
Figura 3 2
- 31 Maio 2011
Excel 2010 PowerPivot: Parte 1
O Excel 2010 PowerPivot é o novo nome do Projeto Gemini. Em termos básicos, o PowerPivot é um Tabela Dinâmica (PivotTable) bombada.
O PowerPivot é um addin que permite criar pastas de trabalho Excel para visualização de dados através de objetos já conhecidos de todos nós: tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos. A diferença é no volume de dados analisados.
Enquanto o Excel possui uma limitação no quesito linha-coluna, o PowerPivot remove esta limitação. Outro ponto importante diz respeito a compressão dos dados que são armazenados na pasta de trabalho. O arquivo final não somente conterá as análises como também os dados, porém, em um arquivo extremamente compacto e maleável.
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Vejamos como colocar o PowerPivot para funcionar. Os passos abaixo assumem que você já baixou e instalou o Office 2010 e o PowerPivot está presente, porém a guia não aparece. Neste caso, siga os passos abaixo:
- 28 Maio 2011
Curso audiovisual de gráficos no Excel 2003
O que é e para o que serve o gráfico?
O que é um gráfico? Um gráfico nada mais é do que uma representação visual de valores numéricos. Gráficos facilitam a leitura dos valores numéricos, pois os valores são convertidos para uma representação visual facilmente reconhecível por quem os lê.
Não obstante, é fundamental que a escolha do tipo de gráfico seja correta. Apenas criar um gráfico para representar os dados visualmente não resolverá o caso se o gráfico é do tipo incorreto. Como saber qual tipo utilizar? Esta é uma resposta que somente a experiência lhe dará, contudo, pretendo mostrar neste curso como escolher o gráfico corretamente.
Em muitas áreas, gráficos têm por objetivo apontar tendências nos dados. Em outras, eles servem para resumir dados complexos, facilitando a leitura e compreensão de quem precisa assimilar os dados rapidamente.

- 29 Março 2011
Curso Excel 2003 sobre ADO e ADOX (ActiveX Data Objects) - Parte 6
2.7.1. Criando o log de Erros em um banco de dados
A primeira coisa que precisamos fazer é construir a nossa tabela no Access. Adicione uma nova tabela chamada tblErrLogs com os campos a seguir:
Figura 2 6 Estrutura da tabela de log de erros
Caso o leitor queira, modifique a propriedade da tabela para Oculta evitando que ela fique visível na janela do banco de dados. Feito isso nós estamos prontos para escrever o nosso código.